Módulo 6 - Direitos Humanos e materiais didáticos

Módulo 6 - Direitos Humanos e materiais didáticos

Author Másculo, José Cássio Google Scholar
Abstract Neste módulo será abordado o tema “direitos humanos e materiais didáticos”. Para discussão desse tema, organizamos seis unidades:1) Direitos humanos e materiais didáticos: iniciando o debate sobre o tema, 2) Etnocentrismo e direitos humanos: coexistência com as diferenças e educação, 3) Materiais didáticos e direitos humanos: a reprodução de estereótipos e preconceitos nos livros didáticos, 4) Programa Nacional do Livro Didático: Avaliação pedagógica das obras e os direitos humanos - limites e possibilidades, 5) Mídia e direitos humanos e 6) Produção de materiais didáticos. Iniciaremos nossos estudos com um debate sobre o tema e as leituras que subsidiarão o módulo, em seguida, discutiremos o conceito de etnocentrismo, preconceitos resultantes da visão etnocêntrica e suas manifestações no processo educacional. Para tal, analisaremos alguns livros e materiais didáticos para refletir sobre a veiculação de estereótipos e preconceitos, como o Programa Nacional do Livro Didático busca qualificar a produção didática e como ela pode contribuir para a construção da cidadania e valorização dos direitos humanos. Abordaremos, também, o uso dos meios de comunicação em sala de aula, tendo como temática os direitos humanos e, finalmente, serão estudadas diferentes possibilidades de produção de materiais didáticos para a discussão sobre os direitos humanos na escola a partir de recursos como vídeo, fotos, livros didáticos, kits pedagógicos, grafites, produção de vídeo e programa de rádio com as crianças. Objetivos gerais deste módulo: Discutir o tema: ética, etnocentrismo e direitos humanos - coexistência com as diferenças e superação de fronteiras. Refletir sobre os mecanismos de produção e reprodução de preconceitos e violação de direitos nos materiais didáticos. Estudar os princípios éticos necessários à construção da cidadania e promoção e valorização dos direitos humanos nos livros didáticos. Perceber as diversidades e veiculação de estereótipos e preconceitos nas imagens, ilustrações e textos: como se materializa a violação de direitos humanos. Discutir o Programa Nacional do Livro Didático: avaliação pedagógica das obras e os direitos humanos - limites e possibilidades.
Keywords Materiais didáticos
Direitos humanos
Language Portuguese
Date 2016-09-28
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Access rights Open access Open Access
Type Recursos educacionais
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41163

Show full item record




File

Name: COMFOR-EDH-Mod6.pdf
Size: 4.169Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account