Uma nova ciência: uma apresentação da ciência newtoniana

Uma nova ciência: uma apresentação da ciência newtoniana

Alternative title One new Science: a show of newtonian’s science.
Author Oliveira, Mohamad Nagashima de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Tossato, Claudemir Roque Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Filosofia - Guarulhos
Abstract A presente dissertação versa sobre como podemos identificar os Principia, escrito por Newton na sua versão final em 1726, como uma obra estritamente matemática e como podemos identificar a Óptica, 1703, como um livro que parte de experimentos para que fosse formulado. Para tanto apresento primeiramente uma contextualização de época de Newton, para que se apresente as preocupações de Newton na divulgação de suas teorias e então uma leitura estruturada dos Principia que visa explicar como ele é um livro matematicamente estruturado. Após isso apresento a leitura de algumas questões da Óptica visando apresentar como que os experimentos ajudam a compor o livro. Ao final, apresento uma conclusão dividida em três partes, a primeira uma conclusão sobre o método científico de Newton, a segunda uma conclusão que visa dar os últimos argumentos para uma leitura puramente matemática dos Principia e uma terceira que trata por fim sobre os experimentos com a Óptica.

This text is about how We can identify the Principia, writed by Newton in your final version in 1726, as a book strictly math and how We can identify the Optics, 1703, as a book which start from experiments to build on. To do it I show firstly a contextualization of Newton’s time, to show the concerns of Newton about the disclosure of his theories and then a structural read of the Principia to explain how it is mathematically structured. After it, I show a read of few questions from Optics to show how the experiments help to compose the book. In the end, I show a conclusion divided in three parts, the first is a conclusion about scientific method, and the second is to give final arguments to a read of pure math of Principia and, at least, the third that show last arguments to experiments in Optics.
Keywords Newton
Método científico
Principia
Óptica
Experimento
Newton
Scientific method
Principia
Optics
Experiment
Language Portuguese
Date 2014-07
Published in OLIVEIRA, Mohamad Nagashima de. Uma nova ciência: uma apresentação da ciência newtoniana. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.
Knowledge area Filosofia
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 112 f.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39262

Show full item record




File

Name: Publico-39262.pdf
Size: 2.215Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account