A cultura escolar como objeto histórico

A cultura escolar como objeto histórico

Author Julia, Dominique Google Scholar
Abstract O artigo tem como escopo a cultura escolar como objeto histórico. Demonstra que a cultura escolar não pode ser estudada sem o exame preciso das relações conflituosas ou pacíficas que ela mantém, a cada período de sua história, com o conjunto das culturas que lhe são contempo- râneas. A cultura escolar é descrita como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos. O trabalho é circunscrito ao período moderno e contemporâneo, período compreendido entre os séculos XVI e XIX. O texto é desen- volvido segundo três eixos, perspectivas interessantes para se entender a cultura escolar como objeto histórico: interessar-se pelas normas e pelas finalidades que regem a escola; avaliar o papel desempenhado pela profissionalização do trabalho do educador; interessar-se pela análise dos conteúdos ensinados e das práticas escolares.
Keywords História da escola
Cultura escolar
Normas e finalidades da escola
Profissionalização do educador
Conteúdos do ensino
Práticas escolares
Language Portuguese
Date 2001-06
Published in JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
Publisher Sociedade Brasileira de História da Educação
Origin www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/273/281
Access rights Open access Open Access
Type Article
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39195

Show full item record




File

Name: Dominique Julia.pdf
Size: 404.5Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account