Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola

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dc.contributor.author Mello, Paulo Eduardo Dias de
dc.date.accessioned 2016-03-08T17:45:14Z
dc.date.available 2016-03-08T17:45:14Z
dc.date.issued 2016-02-07
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39164
dc.description Material em formato .pdf - Parte do material do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos pt
dc.description - COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica Secretaria de Educação Básica - SEB Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI Secretaria Estadual de Educação - Secretaria de Educação Básica - SEB - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI - Secretaria Estadual de Educação
dc.description - Coordenação do curso: Antônio Simplício de Almeida Neto
dc.description - Equipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) - Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)
dc.description.abstract Neste Módulo III, estudaremos as relações entre Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Partimos do entendimento de que o PPP é um documento que resulta de um processo de planejamento educacional que ocorre ao nível da escola. Discutiremos como, ao longo do século XX, desenvolveu-se um crescente processo de incorporação do planejamento como configurador da política educacional expressando contínuas mudanças nas concepções de planejamento. Veremos como desenvolve-se, ao longo do tempo, uma tensão entre uma perspectiva gerencial e empresarial de entender o planejamento educacional e outras que apostam na ética, responsabilidade social e compromisso político com a democracia e a diversidade. Em seguida analisaremos como estas disputas podem ser observadas nas prescrições do poder educacional, estabelecidas nos regimentos das escolas municipais de São Paulo. Discutimos a seguir o que pode representar o PPP na perspectiva da escola, ou seja, em que medida as questões da ética e da responsabilidade social interagem na construção da autonomia da escola expressa em seu PPP. A questão dos Direitos Humanos, a escola e seu PPP, aparece articulada a estas dimensões. Exploramos na sequência alguns aspectos desta relação: como a escola incorpora ao seu PPP o discurso e as práticas de respeito aos Direitos Humanos? O que é uma escola que educa em Direitos Humanos? pt
dc.description.sponsorship Outra pt
dc.language.iso por pt
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP] pt
dc.rights Acesso aberto pt
dc.subject Direitos humanos pt
dc.subject Projeto político pedagógico pt
dc.subject Planejamento educacional pt
dc.subject Política educacional pt
dc.title Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola pt
dc.type Recursos educacionais pt



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Name: COMFOR-EDH-Mod3.pdf
Size: 4.542Mb
Format: PDF
Description: COMFOR - EDH - Módulo 3
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