Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola

Módulo 3 - Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da escola

Author Mello, Paulo Eduardo Dias de Google Scholar
Description Material em formato .pdf - Parte do material do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos
- COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica Secretaria de Educação Básica - SEB Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI Secretaria Estadual de Educação - Secretaria de Educação Básica - SEB - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI - Secretaria Estadual de Educação
- Coordenação do curso: Antônio Simplício de Almeida Neto
- Equipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) - Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)
Abstract Neste Módulo III, estudaremos as relações entre Direitos Humanos e o Projeto Político Pedagógico da Escola (PPP). Partimos do entendimento de que o PPP é um documento que resulta de um processo de planejamento educacional que ocorre ao nível da escola. Discutiremos como, ao longo do século XX, desenvolveu-se um crescente processo de incorporação do planejamento como configurador da política educacional expressando contínuas mudanças nas concepções de planejamento. Veremos como desenvolve-se, ao longo do tempo, uma tensão entre uma perspectiva gerencial e empresarial de entender o planejamento educacional e outras que apostam na ética, responsabilidade social e compromisso político com a democracia e a diversidade. Em seguida analisaremos como estas disputas podem ser observadas nas prescrições do poder educacional, estabelecidas nos regimentos das escolas municipais de São Paulo. Discutimos a seguir o que pode representar o PPP na perspectiva da escola, ou seja, em que medida as questões da ética e da responsabilidade social interagem na construção da autonomia da escola expressa em seu PPP. A questão dos Direitos Humanos, a escola e seu PPP, aparece articulada a estas dimensões. Exploramos na sequência alguns aspectos desta relação: como a escola incorpora ao seu PPP o discurso e as práticas de respeito aos Direitos Humanos? O que é uma escola que educa em Direitos Humanos?
Keywords Direitos humanos
Projeto político pedagógico
Planejamento educacional
Política educacional
Language Portuguese
Sponsor Outra
Date 2016-02-07
Publisher Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]
Access rights Open access Open Access
Type Recursos educacionais
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39164

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Name: COMFOR-EDH-Mod3.pdf
Size: 4.542Mb
Format: PDF
Description: COMFOR - EDH - Módulo 3
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