Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos

Módulo 2 - A educação como construtora de uma cultura de Direitos Humanos

Author Leonardi, Fabrício Gobetti Autor UNIFESP Google Scholar
Assumpção, Raiane Patrícia Severino Autor UNIFESP Google Scholar
Description Material em formato .pdf. Parte do material do curso de especialização em Educação em Direitos Humanos.
COMFOR - Comitê Gestor Institucional de Formato Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica / Secretaria de Educação Básica - SEB / Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI / Secretaria Estadual de Educação
Coordenação do curso: Antônio Simplício de Almeida Neto
Equipe de produção (SEAD UNIFESP): Felipe Vieira Pacheco (Coordenador de produção e desenho instrucional) / Mayra Volpato Ramiro (Designer Instrucional) / Fabrício Sawczen (Designer Gráfico)
Abstract Neste segundo módulo discutiremos sobre a construção de uma cultura de direitos humanos, problematizando as concepções dominantes referentes ao trinômio sujeito-sociedade – mundo e as potencialidades da formação e dos processos educativos. Este módulo foi estruturado a partir de temas geradores, reconhecidos nos diálogos de educadores que apresentam o desafio de vivenciarem experiências pedagógicas que materializem o Plano Nacional de Direitos Humanos III (PNEHD III) - incorporação dos direitos humanos aos conteúdos, metodologias, formas de avaliação e nas relações entre os sujeitos do processo educativo. Temas Geradores: - Por que e para que formar em Direitos Humanos na sociedade brasileira. - Educação para o respeito à diversidade e combate às opressões. - Papel da escola na construção de uma cultura em Direitos Humanos. A partir dos temas geradores, o conteúdo foi organizado em dois blocos temáticos com unidades específicas, conforme segue: Bloco 1 - Direitos Humanos: sociedade e cultura • Unidade 1 – Cultura e Direitos Humanos: tomada de posição frente aos projetos societários em disputa • Unidade 2 – Mas afinal, para que e por que educar para a defesa de uma cultura de direitos humanos? • Unidade 3 – Educação em direitos humanos na sociedade brasileira Bloco 2 - Direitos Humanos: resistência e combate às opressões • Unidade 4 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - Raça e etnia • Unidade 5 – Educar para o respeito aos direitos e à diversidade na sociedade brasileira - o direito à igualdade de gênero e à diferença das mulheres/ respeito à orientação sexual e suas diversidades • Unidade 6 – Uma educação para a construção da cultura dos Direitos Humanos: caminhos possíveis de serem trilhados Tanto a forma como os conteúdos foram desenvolvidos com o propósito de estabelecer um diálogo reflexivo com você educador, que é sujeito da práxis (movimento de ação-reflexão-ação) pedagógica. Portanto, partimos de expressões da nossa realidade cotidiana para problematizarmos concepções e posturas, como também reafirmarmos referenciais teóricos e buscarmos aprendizados que possam nos colocar mais próximos da experiência da cultura de direitos humanos na escola e na sociedade brasileira em geral.
Keywords Direitos humanos
Sociedade brasileira
Sociedade
Cultura
Diversidade
Language Portuguese
Sponsor Outra
Date 2016-02-07
Publisher Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]
Access rights Open access Open Access
Type Recursos educacionais
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39162

Show full item record




File

Name: COMFOR-EDH-Mod2.pdf
Size: 4.428Mb
Format: PDF
Description: COMFOR - EDH - Módulo 2
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account