Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianças com distúrbios obstrutivos do sono

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dc.contributor.author Uema, Sandra Fumi Hamasaki [UNIFESP]
dc.contributor.author Pignatari, Shirley Shizue Nagata [UNIFESP]
dc.contributor.author Fujita, Reginaldo Raimundo [UNIFESP]
dc.contributor.author Moreira, Gustavo Antonio [UNIFESP]
dc.contributor.author Pradella-Hallinan, Márcia Lurdes de Cássia [UNIFESP]
dc.contributor.author Weckx, Luc Louis Maurice [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:36:59Z
dc.date.available 2015-06-14T13:36:59Z
dc.date.issued 2007-06-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0034-72992007000300005
dc.identifier.citation Revista Brasileira de Otorrinolaringologia. ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, v. 73, n. 3, p. 315-320, 2007.
dc.identifier.issn 0034-7299
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/3780
dc.description.abstract Sleep obstructive breathing disorders are frequent in children but the impact of sleep deprivation on the cognitive learning function is unclear. AIM: To establish whether patients with sleep obstructive breathing disorders show any functional change in learning, memory and attention. MATERIAL AND METHODS: Eighty-one children aged from 6 to 12 years were divided into 3 groups: obstructive sleep apnea syndrome (OSAS), n=24; primary snoring (PS), n=37; and control, n=20. The groups were assessed using learning (Rey) and psychological (Digit, Code, Letter Concealing, and Symbol) tests. RESULTS: OSAS and PS children showed statistically significant worse performance on the variable A1 in Rey test (learning and memory) when compared with controls (p=0.011). PS children had an even worse performance on the variables A2, A4, AT and A6 compared to OSAS participants and controls (p=0.020;p=0.050;p=0.004,p=0.05). Conclusion: Children with obstructive sleep breathing disorders, in particular PS, show worse Rey test scores. PS and OSAS children performed similarly in attention tests. en
dc.description.abstract Os distúrbios obstrutivos do sono são relativamente freqüentes na população pediátrica, porém o impacto da perda do sono na aprendizagem e função cognitiva não está bem estabelecido. OBJETIVO: Avaliar se pacientes com distúrbios obstrutivos do sono apresentam alteração de aprendizagem, memória e atenção. CASUÍSTICA E MÉTODO: Foram avaliadas 81 crianças de 6 a 12 anos de idade, divididas em 3 grupos: grupo SAHOS (n=24), grupo Ronco Primário (n=37) e grupo Controle (n=20), através de testes de aprendizagem (Teste de Rey) e cognitivos (Dígito, Código, Cancelamento de Letras e Símbolos). Todas as crianças realizaram polissonografia. RESULTADOS: O grupo SAHOS (n=24) e o grupo Ronco Primário (n=37) apresentaram diferença estatisticamente significante nas variáveis A1 (p=0,001) do Teste de Rey quando comparados ao grupo controle. O grupo Ronco Primário apresentou ainda diferenças nas variáveis A2, A4, AT e A6 do Teste de Rey (p=0,020; p=0,05; p=0,004; p=0,05, respectivamente) em relação ao grupo controle (n=20). CONCLUSÃO: Crianças com distúrbios obstrutivos do sono apresentam piores resultados no teste de aprendizagem e memória (Teste de Rey), principalmente o grupo RP, quando este é comparado ao grupo SAHOS. Os testes de atenção apresentam resultados semelhantes entre os grupos. pt
dc.format.extent 315-320
dc.language.iso por
dc.publisher ABORL-CCF Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial
dc.relation.ispartof Revista Brasileira de Otorrinolaringologia
dc.rights Acesso aberto
dc.subject learning en
dc.subject cognition en
dc.subject children en
dc.subject obstructive sleep disorders en
dc.subject aprendizagem pt
dc.subject cognição pt
dc.subject crianças pt
dc.subject distúrbios obstrutivos do sono pt
dc.title Avaliação da função cognitiva da aprendizagem em crianças com distúrbios obstrutivos do sono pt
dc.title.alternative Assessment of cognitive learning function in children with obstructive sleep breathing disorders en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation UNIFESP
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
dc.description.affiliation UNIFESP Departamento de Psicobiologia
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Psicobiologia
dc.identifier.file S0034-72992007000300005.pdf
dc.identifier.scielo S0034-72992007000300005
dc.identifier.doi 10.1590/S0034-72992007000300005
dc.description.source SciELO



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Name: S0034-72992007000300005.pdf
Size: 129.0Kb
Format: PDF
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