Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata

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dc.contributor.author Silveira, José Agenor Mei [UNIFESP]
dc.contributor.author Hayashi, Luciana
dc.contributor.author Scarpi, Marinho Jorge [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-06-14T13:31:46Z
dc.date.available 2015-06-14T13:31:46Z
dc.date.issued 2005-10-01
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S0004-27492005000500013
dc.identifier.citation Arquivos Brasileiros de Oftalmologia. Conselho Brasileiro de Oftalmologia, v. 68, n. 5, p. 639-644, 2005.
dc.identifier.issn 0004-2749
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/2733
dc.description.abstract PURPOSE: To identify patients' needs and expectations in a cataract clinic connected with a university public hospital - Cataract Institute - Department of Ophthalmology - Paulista School of Medicine (UNIFESP). METHOD: A descriptive transverse study was carried out with the patients enrolled in the clinic, distributed in two groups: those who were operated on and those who were not. Patients were approached in two stages: 1) conduct the study in four focus groups to identify the patients' most valued attributes (qualitative study); 2) a questionnaire was designed based on the main attributes and was submitted to a sample of patients (quantitative study). RESULTS: The patients' main expectations are related to: 1) the treatment results; 2) more comfortable waiting facilities; 3) be treated with respect by all the caregivers; and 4) the technological devices used in their treatments. The highest rates of satisfaction were the information material, physician care, and medical devices; the lowest rates of satisfaction were telephone service, physical environment, queue arrangements, and making contact. CONCLUSIONS: The evaluation of the services as well as the institution's public image is positive. The main reasons for choosing the clinic are related to economic and financial aspects and the majority of the patients would use the services again and would also recommend the clinic to other people. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Identificar as necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata vinculada a um hospital público universitário. MÉTODOS: Foi realizado um estudo descritivo transversal em amostra de pacientes do Instituto da Catarata (InCat) - Departamento de Oftalmologia - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), distribuídos em dois grupos: pacientes não operados de catarata e pacientes operados. A abordagem dos pacientes foi feita em duas etapas: 1) realização de quatro grupos de foco (dois para cada grupo) para se determinar os atributos mais valorizados pelos pacientes (estudo qualitativo); 2) elaboração de questionário com perguntas relacionadas aos atributos, que foi aplicado a uma amostra representativa dos pacientes da clínica (estudo quantitativo) para saber o grau de satisfação em relação aos atributos. RESULTADOS: As principais expectativas estão relacionadas: 1) ao resultado do tratamento; 2) a uma estrutura que acomode a todos confortavelmente; 3) serem respeitados por todos os profissionais que os atendem; e 4) à tecnologia usada no tratamento. Os maiores índices de satisfação referem-se ao material informativo, ao atendimento dos médicos e à aparelhagem; os menores índices relacionam-se ao atendimento telefônico, ao espaço físico, à organização das filas e à dificuldade de contato. CONCLUSÕES: A avaliação da qualidade do atendimento e da imagem do InCat é positiva. As razões de escolha relacionam-se com aspectos econômicos e financeiros e a maioria dos pacientes voltaria a utilizar os serviços da clínica e a indicaria para outras pessoas. pt
dc.format.extent 639-644
dc.language.iso por
dc.publisher Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.relation.ispartof Arquivos Brasileiros de Oftalmologia
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Cataract en
dc.subject Organizational analysis en
dc.subject Sociometric analysis en
dc.subject Sociometric techniques en
dc.subject Hospitals en
dc.subject public en
dc.subject Catarata pt
dc.subject Análise organizacional pt
dc.subject Análise sociométrica pt
dc.subject Técnicas sociométricas pt
dc.subject Hospitais públicos pt
dc.title Identificação de necessidades e expectativas dos pacientes de uma clínica de catarata pt
dc.title.alternative Identification of patients' needs and expectations in a cataract clinic connected with a university public hospital en
dc.type Artigo
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.description.affiliation Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Oftalmologia
dc.description.affiliationUnifesp UNIFESP, Depto. de Oftalmologia
dc.identifier.file S0004-27492005000500013.pdf
dc.identifier.scielo S0004-27492005000500013
dc.identifier.doi 10.1590/S0004-27492005000500013
dc.description.source SciELO



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Name: S0004-27492005000500013.pdf
Size: 69.17Kb
Format: PDF
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