Treinamento auditivo em indivíduos com perda auditiva em altas frequências

Treinamento auditivo em indivíduos com perda auditiva em altas frequências

Alternative title Auditory training in individuals with hearing loss in high frequency
Author Santos, Renata Beatriz Fernandes Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Gil, Daniela Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) – EPM
Abstract Objetivo: Verificar os efeitos de um programa de treinamento auditivo formal na audicao de individuos com defiCiência auditiva neurossensorial somente em frequencias altas, utilizando testes comportamentais e eletrofisiologicos para avaliar a funcao auditiva central e um questionario de auto-avaliacao. Metodologia: O estudo foi realizado em sete individuos, de ambos os sexos, com idades entre 46 e 57 anos, portadores de defiCiência auditiva neurossensorial nas frequencias de 3 a 8 KHz. A avaliacao comportamental do processamento auditivo (Teste de Localizacao Sonora, Teste de Memoria Sequencial verbal e nao verbal, Teste de Fala com Ruido, SSW, SSI, Teste Dicotico Consoante Vogal, RGDT, Teste de Padrao de Duracao), os potenciais evocados auditivos de tronco encefalico (PEATE) e de longa latencia (P300), e o questionario APHAB foram realizados antes e apos treinamento auditivo formal em cabina acustica. O programa de treinamento foi realizado em oito sessoes com 45 minutos cada, visando o treinamento das habilidades auditivas de fechamento auditivo, figura-fundo para sons verbais e nao verbais e ordenacao temporal dos sons. As sessoes e as atividades dentro de cada sessao foram organizadas em ordem crescente de complexidade, a fim de propiciar atividades desafiadoras ao sistema auditivo. Resultados: Na analise qualitativa da avaliacao eletrofisiologica, observou-se que nao houve mudanca no percentual do PEATE pre e pos TAF. Ja no P300, todos os sete individuos apresentaram alteracao no pre treinamento caracterizadas pela alteracao na latencia ou ausencia do componente P3, enquanto que pos TAF, seis individuos mantiveram-se alterados. A analise quantitativa nao revelou diferencas significantes entre as orelhas, tanto para o PEATE como para o P300. Quanto a avaliacao comportamental do processamento auditivo, observou-se que os individuos apresentaram melhora em todos os testes, sendo estatisticamente significante no SSW (analise quantitativa), SSI-MCI (relacao 0 e -10) e TPD, enquanto que no TMSNV (4 sons) e SSI-MCC (relacao -40) apresentou tendencia a diferenca estatistica. No TDCV os individuos apresentaram maior numero de acertos na orelha esquerda, com significancia estatistica. No teste RGDT, observou-se que o intervalo medio em milissegundos das frequencias testadas necessario para que os individuos percebessem a presenca de dois sons foi menor na avaliacao apos o TAF quando comparado com avaliacao inicial, com significancia estatistica. Quanto aos processos gnosicos prejudicados, verificou-se que os individuos apresentaram menos incidencia dos processos gnosicos de organizacao, nao verbal e codificacao (integracao), sendo que o ultimo diminuiu significativamente. Conclusao: O programa de treinamento auditivo foi eficaz, indicando: adequacao das habilidades auditivas de figura-fundo para sons verbais, ordenacao e resolucao temporal; melhora da comunicacao em ambientes ruidosos; modificacoes quanto a avaliacao eletrofisiologica (PEATE e P300)
Keywords Audição
Perda Auditiva
Transtornos da Percepção Auditiva
Testes Auditivos
Correção de Deficiência Auditiva
Language Portuguese
Date 2013
Published in SANTOS, Renata Beatriz Fernandes. Treinamento auditivo em indivíduos com perda auditiva em altas frequências. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2013.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 149 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/22575

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Name: Tese-13739.pdf
Size: 2.502Mb
Format: PDF
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