Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas

Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas

Alternative title Conceptions and career steps: a study elaborated with a group of professors of medicine at the Federal University of Alagoas
Author Canuto, Angela Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ensino em ciências da saúde – São Paulo
Abstract Esta pesquisa assumiu, como objetivo geral, analisar as concepções do professor-médico da Universidade Federal de Alagoas nas últimas cinco décadas sobre o ensino, a aprendizagem e os processos de formação docente em medicina. No âmbito dos objetivos específicos, apreender as concepções docentes acerca do processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino e atributos de um bom professor de medicina; Discutir como o professor-médico compreende a sua trajetória na docência (experiências de sucesso e dificuldades) e como percebe seu processo de formação para exercer a docência. O referencial teórico adotado privilegiou interlocuções com pesquisadores para configurar aproximações teórico-conceituais sobre o professor do ensino superior no Brasil e acerca do professor de Medicina e seus processos de formação. A metodologia compreendeu entrevistas semi-estruturadas realizadas com 21 docentes que atuam ou atuaram no Curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas, ingressantes como professores entre as décadas de 1950 e 1990. No processamento e interpretação dos dados, privilegiou-se a análise temática, entendida como caminho de apreensão dos sentidos que compõem a ótica dos professores envolvidos. Para uma melhor contextualização dos depoimentos docentes, foi organizado o item Os professores em foco: delineando um perfil, sistematizando-se os resultados em três núcleos: a inserção na profissão docente: desvelando motivações; ensino aprendizagem: visão de professores de medicina e trajetória docente: formação e experiências. Os modos de inserir-se como docente, no âmbito dos professores investigado: realçam a multiplicidade de motivações. Contudo, parece que o traço do improviso e da surpresa ao reconhecerem-se como professores médicos é algo comum em vários depoimentos. A centralidade da relação professor-aluno na maneira de conceber o processo de ensino-aprendizagem mostra-se como um dado bastante instigante, na medida em que parece conviver, de forma ambígua, uma compreensão do ensinar e do aprender como processo de troca de formação, ao mesmo tempo em que não fica clara a questão do conhecimento. No modelo de formação, por um lado, parece estar subjacente a algumas falas dos professores, uma construção do conhecimento baseado no autodidatismo. Por outro, identifica-se que a inexistência ou a falta de sistematização de uma formação didático-pedagógica são apontadas pelos professores entrevistados como falta, lacuna. A reflexão sobre a teoria e a prática educativa numa perspectiva crítica e integradora, possibilitando a escuta dos professores, com vistas a superar projetos de formação obsoletos para as demandas sociais contemporâneas, torna-se hoje um desafio nuclear para todos aqueles que têm um projeto de educação médica reflexiva, democrática, aberta e atenda à necessidade de inclusão social.
Keywords Educação médica
Docentes de medicina
Language Portuguese
Date 2005
Published in CANUTO, Angela. Concepções e trajetórias de formação: um estudo com professores de medicina da Universidade Federal de Alagoas. 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 103 p.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/20738

Show full item record




File

Name: Publico-20738.pdf
Size: 508.4Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account