A qualificação profissional necessária ao atendimento odontológico para indivíduos com necessidades especiais

A qualificação profissional necessária ao atendimento odontológico para indivíduos com necessidades especiais

Alternative title The qualification required to dental care for persons with special needs
Author Campos, Vanessa Ferreira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo
Abstract A odontologia para pacientes ou indivíduos com necessidades especiais é uma especialidade odontológica recém-reconhecida e regulamentada pela Assembléia Nacional de Especialidades Odontológicas e Conselho Federal de Odontologia, que busca oferecer atendimento odontológico a todo indivíduo que apresenta desvios no padrão de normalidade de sua condição física, mental, orgânica (sistêmica), emocional e/ou social e que, por isso, necessita de cuidados especiais por uma parte de sua vida ou por toda ela. Esse atendimento é extremamente exigente e requer não só o conhecimento de procedimentos e técnicas, mas também uma abordagem psicossocial e clínica do paciente. Este trabalho objetiva mapear aspectos facilitadores e dificultadores do processo de formação do cirurgião-dentista no tocante ao atendimento odontológico a indivíduos com necessidades especiais e identificar os espaços e momentos que o ensino da odontologia para pacientes com necessidades especiais ocupa na proposta curricular dos cursos de graduação em odontologia com base na ótica de cirurgiões-dentistas egressos de diferentes cursos de odontologia. Nesse sentido, buscou-se identificar qual a qualificação profissional necessária ao atendimento odontológico para indivíduos com necessidades especiais no âmbito das políticas da educação e saúde. O percurso metodológico incluiu uma revisão de literatura sistemática sobre a temática em foco e análise documental. Os dados foram obtidos por meio de questionário com assertivas relacionadas com a temática pesquisada e análise do grau de concordância e/ou discordância, que foram quantificados, tabulados e dispostos em gráficos, além da descrição do material qualitativo. Os resultados apontam para a importância e a necessidade de uma maior aproximação dos graduandos em odontologia no que se refere aos indivíduos com necessidades especiais. É pelo conhecimento que conseguiremos desmistificar e diminuir os preconceitos adquiridos durante a nossa formação a tudo aquilo que foge ao padrão de normalidade.

The dentistry for patients or individuals with special needs is a specialty dental newly recognized and regulated by the National Assembly of Dental Specialties and Federal Council of Dentistry, which seeks offer dental care at any individual who presents deviations in the pattern of normality of their condition, mental, organic (systemic), emotional and / or social and, hence, requires special care of a part of your life or across it. This service is extremely demanding and requires not only knowledge of procedures and techniques, but also a psychosocial and clinical approach of the patient. This work aims to map facilitators and dificultadores aspects of the process of training the surgeon-dentist with regard to dental care to individuals with special needs and identify the spaces and moments that the teaching of dentistry for patients with special needs in the proposed curriculum occupies the courses for graduation in dentistry based on optical-surgeons, dentists egressos of different courses of dentistry. In that sense, trying to identify what the professional qualification required for the dental care for individuals with special needs in the policies of education and health. The route methodology included a systematic review of literature on the subject in focus and documentary analysis. The data were obtained through a questionnaire with assertions related to the topic searched and analysis of the degree of agreement and / or disagreement, which were quantified, tabulated and arranged in graphics, beyond the description of the material quality. The results point to the importance and need for greater approximation of graduating in dentistry in relation to individuals with special needs. It is the knowledge we can demystify and reduce the prejudices acquired during our training at everything that beyond the standard of normality.
Keywords Educação em Odontologia
Assistência Odontológica/recursos humanos
Competência Profissional
Pessoas com Deficiência
Language Portuguese
Date 2008
Published in CAMPOS, Vanessa Ferreira. A qualificação profissional necessária ao atendimento odontológico para indivíduos com necessidades especiais. 2008. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2008.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 84 p.
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/19460

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Name: Tese-12665.pdf
Size: 3.636Mb
Format: PDF
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