Freqüência do pulso da estimulação elétrica nervosa transcutânea na viabilidade do retalho cutâneo randômico isquêmico, em ratos.

Freqüência do pulso da estimulação elétrica nervosa transcutânea na viabilidade do retalho cutâneo randômico isquêmico, em ratos.

Alternative title Pulse frequence of transcutaneous electrical nerve stimulation on viability of schemic random skin flap in rats
Author Liebano, Richard Eloin Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Ferreira, Lydia Masako [UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo [UNIFESP]
Graduate program Cirurgia Translacional – São Paulo
Abstract Objetivo: 0 presente estudo teve como objetivo verificar o efeito da frequencia do pulso da Estimulacao Eletrica Nervosa Transcutanea (TENS) na viabilidade do retalho cutaneo randomico isquemico em ratos. Metodos: 0 material constituiu-se de 45 ratos da linhagem Wistar-EPM. 0 retalho cutaneo randomico foi realizado com dimensoes de 10 x 4 cm e uma barreira plastica foi interposta entre o mesmo e o leito doador. 0 Grupo 1 (Controle) foi anestesiado por uma hora com os eletrodos posicionados na base do retalho sem a administracao do estimulo eletrico, imediatamente apos a operacao e nos 2 dias subsequentes (POI, PO1 e P02). 0 Grupo 2 foi submetido a TENS por 1 hora imediatamente apos a operacao e nos outros dois dias subsequentes com frequencia de 2 Hz e amplitude de 15 mA. 0 Grupo 3 foi submetido a TENS da mesma forma que o grupo 2, porem, com 80 Hz e 15 mA. Resultados: Nos tres grupos foram calculadas as porcentagens de area de necrose (media de 43,11 no Grupo 1, 32,57 no Grupo 2 e 23,52 no Grupo 3) no setimo dia pos-operatorio. Conclusoes: A Estimulacao Eletrica Nervosa Transcutanea foi eficiente no aumento da viabilidade do retalho cutaneo randomico isquemico. Nao houve diferenca entre as 2 frequencias de pulso utilizadas (Grupos 2 e 3)
Keywords Estimulação elétrica
Retalhos cutâneos
Ratos
Language Portuguese
Date 2004
Published in LIEBANO, Richard Eloin. Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea na viabilidade do retalho cutâneo randômico isquêmico em ratos. 2004. 62 f. Tese (Doutorado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2004
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 62 p.
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18922

Show full item record




File

Name: Tese-8636.pdf
Size: 564.8Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account