Avaliacao do padrao de sono antes e apos uma jornada de trabalho em motoristas de onibus profissionais

Avaliacao do padrao de sono antes e apos uma jornada de trabalho em motoristas de onibus profissionais

Alternative title Evaluation of sleep patterns among interstate bus drivers before and after their work shifts
Author Santos, Eduardo Henrique Rosa Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Os trabalhos em turnos e noturnos estao aumentando consideravelmente nesta ultima decada, principalmente devido as alteracoes economicas, demograficas e tecnologicas. Esse tipo de organizacao, influencia de forma negativa a qualidade de vida e de sono dos trabalhadores, levando ao aumento potencial do risco de acidentes, que ocorrem em sua maioria pela falta de atencao e problemas relacionados a sonolencia. Em um levantamento epidemiologico realizado em ambito nacional com 400 motoristas de onibus profissionais de 20 empresas de transporte de passageiros, 16 por cento dos motoristas entrevistados relataram que ja haviam cochilado ao volante enquanto digiram, enquanto 55 por cento deles conhecem um colega que ja adormeceu ao volante. Diante destes aspectos o objetivo do trabalho foi avaliar o padrao do sono e a sonolencia em motoristas de onibus profissionais de uma empresa comercial interestadual. Os voluntarios foram avaliados atraves do registro de polissonografia (PSG) e do Teste Multiplo de Latencia de Sono (MSLT) em duas fases distintas: antes de uma jornada de trabalho e na segunda fase imediatamente apos uma jornada noturna de trabalho. Participaram do estudo 32 voluntarios nas duas fases. Os motoristas apresentaram uma efiCiência de sono reduzida e um maior tempo acordado durante o sono, na segunda fase do estudo. Com relacao aos disturbios de sono os resultados apresentados foram: PLM (18 por cento X 28 por cento), Apneia do sono(38 por cento X 38 por cento), Ronco(35 por cento X 50 por cento), respectivamente para a primeira e Segunda fases do estudo. Com relacao a sonolencia, 51 por cento dos motoristas apresentaram diagnostico positivo nas duas fase do estudo. A menor efiCiência de sono e maior tempo acordado durante e sono e principalmente alta prevalencia dos disturbios de sono (Apneia, Ronco e PLM) evidenciaram uma alteracao na arquitetura do sono, principalmente apos uma jornada noturna de trabalho. Todos estes aspectos podem contribuir para o diagnostico positivo de sonolencia. Isto demonstra que os motoristas necessitam de um maior tempo de repouso, principalmente apos uma jornada noturna de trabalho
Keywords Sono
Acidentes
Fases do Sono
Trabalhadores
Transportes
Language Portuguese
Date 2003
Published in São Paulo: [s.n.], 2003. 59 p.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 59 p.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/18667

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