Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes

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dc.contributor.advisor Sonzogno, Maria Cecilia [UNIFESP]
dc.contributor.author Barros, Francisco Marcos [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2015-07-22T20:50:55Z
dc.date.available 2015-07-22T20:50:55Z
dc.date.issued 2010-02-24
dc.identifier.citation BARROS, Francisco Marcos. Uma análise sobre Cotas no Curso Médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes. 2010. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2010.
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10151
dc.description.abstract O presente estudo tem como objeto de análise o sistema de cotas no Curso Médico da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). As questões da pesquisa perpassam por demanda de vagas, desempenho dos estudantes no vestibular e no curso até a percepção dos professores sobre esse processo. A população analisada, em um primeiro momento, compõe-se dos estudantes que concorreram aos sistemas de vestibular; em um segundo momento é composta pelos estudantes que iniciaram o curso médico no ano de 2005 e, em um terceiro momento, dos professores do Curso Médico da UNIMONTES. A metodologia constou de levantamentos de dados junto ao sitio da universidade e das cadernetas de registro acadêmico que são acondicionadas na Secretaria Geral, sendo submetidos à análise estatística. Em seguida foram entrevistados docentes que atuavam do primeiro ao sexto período, sendo realizado a transcrição e análise temática das mesmas. Os resultados da pesquisa mostraram que: o desempenho dos candidatos cotistas no vestibular é estatisticamente inferior ao dos concorrentes do sistema universal sem cotas; não foi constatada dificuldade de progressão dos estudantes cotistas até o sexto período do curso, exceto por situações pontuais; finalmente os professores tutores e instrutores de habilidades e de inserção comunitária, demonstraram desconhecer o sistema de cotas da universidade, apresentaram postura contrária à reserva de vagas para negros e preconceito quanto ao desempenho dos estudantes cotistas. pt
dc.description.abstract This study has the object of analysis the system of quotas in medical school at State University of Montes Claros (UNIMONTES). The resear ch questions are inserted in demand for places, students 'performance in the ent rance exam and the course to the teachers' perception about this process. The po pulation studied, at first, made up of students who contributed to the vestibular syste m, in a second phase is composed of students who started medical school in 2005 and in a third time, teachers of medical school the UNIMONTES. The methodology consi sted of surveys of data from the site of the university and academic books of re cord that are packed with the Secretariat and submitted to statistical analysis. They were then interviewed teachers who worked from first to sixth period, and held the transcription and analysis of the same theme. The survey results showed that the perf ormance of candidates in the vestibular shareholders is statistically lower than that of competitors in the universal system without quotas, we found no difficulty in pr ogression of students shareholders until the sixth period of the course, except for sp ecific situations and finally teachers tutors and trainers skills and community integratio n, demonstrated ignore the quota system of the university, presented starkly contras ts to the reservation of seats for blacks and prejudice about the performance of stude nts shareholders. en
dc.format.extent 132 p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject Política de educação superior pt
dc.subject Avaliação de desempenho pt
dc.subject Educação médica pt
dc.subject Sistema de cotas pt
dc.subject Ações afirmativas pt
dc.subject Grupo com ancestrais do continente africano pt
dc.subject Escolas médicas pt
dc.title Uma análise sobre cotas no curso médico da Unimontes: desempenho acadêmico dos estudantes e percepções docentes pt
dc.title.alternative Analysis of quota course medical Unimontes: academic performance of students and teachers' perceptions
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.file Publico-12606.pdf
dc.description.source TEDE
dc.description.source BV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campus São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)
unifesp.graduateProgram Ensino em Ciências da Saúde – São Paulo



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Name: Publico-12606.pdf
Size: 756.9Kb
Format: PDF
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