Representação de gênero na relação entre estudante de enfermagem e cliente: contribuições do processo ensino-aprendizagem

Representação de gênero na relação entre estudante de enfermagem e cliente: contribuições do processo ensino-aprendizagem

Author Muroya, Renata de Lima Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Brêtas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Enfermagem - EPE
Abstract A presente pesquisa parte de um recurso científico, baseado em dois estudos anteriores, nos quais se percebeu que o tema relações de gênero permeou a relação estudante-cliente, construindo uma dimensão de igualdade e desigualdade entre os gêneros, masculino e feminino, na prática do cuidado de enfermagem. A partir desses trabalhos, formamos um conjunto de dados(corpus analítico) que contemplan 35 entrevistas abertas, gravadas e transcritas, totalizando 243 laudas impressas que versam sobre a relação estudante de enfermagem e cliente. A partir desse corpus analítico foi produzida a presente pesquisa, a qual considera as relações de gênero como lente possível para conhecer o objeto. Trata-se de u7m estudo com abordagem qualitativa, fundamentado nos pressupostos da representação social e analisado à luz dos referenciais teóricos de g~enero. O objetivo principal consistiu em identificar, conhecer e aprofundar o conhecimento sobre as relações de gênero entre estudantes e clientes na prática do cuidado de enfermagem a partir das representações de estudantes de enfermagem. Diante do conteúdo disponível, por meio da técnica da Teoria do ~´ucleo Central das representações sociais. os resultados foram organizados e dispostos em uma árvore máima, tendo com núcleo central da representação a relação estrudante-cliente. Emergiam como elementos periféricos dois eixos temáticos principais: "A tríade igual/diferença/desigualdade no cuidado de enfermagem"e "A falta de preparo: a lacuna no ensino". Os resultados expressam uma dificuldade por parte dos(as) estudantes em prestar cuidado ao gênero que não é o seu; revelam um discurso ancorado na percepçãodas diferenças sexuais e na crençade uma heterossexualidade presumida, além de polarizar as categorias masculino e feminino. As representações dos(as) estudantes revelam uma desconsideração da categoria do gênero por parte dos(as) professores(as) ao restringirem. de certa forma, a participação dos estudantes do sexo masculino em atividades referente à disciplina de saúde da mulher. A falta de preparo expressa pelo(as) estudantes é caracterizada pela faltra de conhecimento em realizar uma orientaçãoem saúde adequada na área da saúde da mulher. Percebeu-se que essa falta de preparo em lidar com categorias socialmente construídas é reflexo da carência de discussões formais, inseridas n conteúdo da grade curricular sobre temas como corpo, gênero sexualidade.
Keywords Educação em enfermagem
Identidade de genero
Sexualidade
Estudantes de enfermagem
Language Portuguese
Date 2009-04-29
Published in MUROYA, Renata de Lima. Representação de gênero na relação entre estudante de enfermagem e cliente: contribuições do processo ensino-aprendizagem. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/10039

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Name: Publico-00261.pdf
Size: 517.7Kb
Format: PDF
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